domingo, 2 de novembro de 2008

Fórum define critérios para as eleições de delegados

Os delegados habilitados se unirão aos delegados de outros pólos mato-grossenses para a escolha dos novos conselheiros de cultura, cuja data das eleições serão definidas no fim do ano

Contagem regressiva para a realização da eleição dos delegados que elegerão o próximo Conselho Estadual de Cultura. Antes, porém, os agentes culturais cuiabanos terão que se cadastrar a partir desta segunda, 8h, até a quarta, 18h, na Secretaria Municipal de Cultura.


A decisão foi tirada em plenário realizada na última quinta-feira, dia 30, no Fórum Permanente de Cultura de Mato Grosso, promovido em um dos auditórios da Assembléia Legislativa de MT. À ocasião pelo menos cem agentes culturais cuiabanos estiveram presentes.

A plenária - O plano inicial era simples. Com uma hora de atraso, Paulo Traven – na mesa, ao lado de Anderson, Mário Olímpio, Pablo Capilé, Leonardo Santana e Cybele Bussiki – começou a reunião com a sugestão de limitarem a reunião para a discussão da Lei do Fundo Estadual de Cultura e deixar para debater as eleições dos delegados municipais na eleição estadual do Conselho de Cultura para outras reuniões.

Trajado de uma camiseta estampada com a palavra respeito, em letras maiúsculas o secretário municipal de cultura, Mário Olímpio sobe ao púlpito. Abre sua fala traçando uma contextualização da origem do fórum, desde seu surgimento, em 1988, até ações importantes articuladas por aquele foro, como a Lei Hermes de Abreu, articulada 1991, e pautando-se em histórico, em que defendeu sua ampla participação, clamou por respeito e anunciou que gostaria de permanecer no cargo de secretário estadual com apoio da classe.

A sentença foi uma referência ao episódio da conferência com o então candidato a reeleição Wilson Santos, durante a campanha eleitoral, quando alguns agentes culturais, à ocasião, pediram a cabeça do secretário. Depois do desabafo emocionado, Olímpio pediu a inversão de pauta, solicitando que as eleições fossem discutidas antes, já que essa era uma pauta que necessitava sua presença e queria se abster da discussão da Lei Estadual.

Com a concordância da plenária quanto ao tema, a pauta eleições entrou no centro do debate. Os temas a serem deferidos seriam as datas das eleições dos delegados de Cuiabá que participarão da definição do novo Conselho Estadual de Cultura, bem como o local, o horário e os critérios para a escolha dos delegados.

Num clima mais marcado por concordâncias práticas, que pela hostilidade característica às últimas plenárias, ficou definido que as eleições dos delegados aconteceriam no próximo sábado, dia 08 de novembro, das 15h às 19h, no Clube Feminino, e que para participar do pleito será necessário que os agentes culturais atuantes no município de Cuiabá efetuem seus cadastros conforme dito acima. Outro ponto abordado foi a necessidade de comprovar a atuação dos agentes culturais no município de Cuiabá, e para tal, um comprovante de residência, título de eleitor ou qualquer outro documento referente terá que ser apresentado junto ao protocolo de cadastro no sábado eletivo.


Mais debates e menos bate-bocas

Esta reunião do Fórum Permanente Mato-Grossense de Cultura, definitivamente se delineou pela ausência de discussões acaloradas e de ofensas pessoais, coisa que aconteceu e se repetiu nas últimas reuniões. As tendências de posicionamento que existem dentro do fórum estavam, visivelmente, mais calmas, talvez devido ao fim do processo de eleições municipais e também por um certo esvaziamento de pessoas que se posicionam em uma destas tendências e que normalmente puxam este tipo de discussão.

Assim, as pautas fluíram tranquilamente, sem que fosse preciso estender o horário de teto e com deliberações objetivas ao final da reunião. Na próxima quarta-feira os debates se direcionarão a mudança na Lei do Fundo Estadual de Cultura, e às eleições do Conselho Estadual de Cultura. Mesmo com pautas “quentes”, a tendência é que as discussões continuem em bom nível, já que com relação à mudança da lei o fórum parece ser unânime (vide o Fórum Virtual) na opinião de que várias das reivindicações apresentadas pela classe cultural nos últimos anos foram simplesmente ignoradas.


Acesse as fotos aqui: www.flickr.com/photos/forumdeculturamt

Acesse os vídeos experimentais aqui: www.youtube.com/tvmic

Nenhum comentário: